Ação ao vivo de hand lettering

Nessa última quarta-feira tive o prazer ser chamada para personalizar porcelanatos ao vivo, para a empresa Portobello. Foi um evento somente para os clientes e parceiros da loja, uma forma de presenteá-los com um brinde exclusivo, e levar uma amostra do porcelanato para casa! Vim contar um pouco de como foi, e os principais desafios e aprendizados.   Ação ao vivo de caligrafia ou lettering não é muito simples como parece, já havia feito ação de caligrafia com bico de…

Leia mais

Posca x Uni Paint x Sakura Pen-Touch – Resenha comparativa

Olá!

Depois de muito tempo consegui fazer um novo post aqui no blog!

Marcadores permanentes - Unipaint, Posca e Sakura Pen-touch

 

Esses dias fiz uma comparação entre essas três canetas lá no Stories do meu instagram (se não me segue, corre lá que sempre posto novidades, dicas e materiais). Resolvi transformar em um post para ficar tudo registrado aqui no blog.

Lembrando que essa é uma resenha baseada na minha opinião e nos usos que costumo fazer com essas canetas, você pode usá-la de outra forma e ter outras conclusões, por isso nada melhor do que testar e experimentar sempre que puder.

Vamos lá, essas três belezinhas aí da foto são marcadores permanentes para diversas superfícies.

A Posca e a Unipaint são da Uniball. A diferença básica é que a Posca é a base d’água e atóxica,

Leia mais
Lousa De Giz Para Casamentos

Lousa de Giz para casamentos

Os chalkboards estão por todos os lados, em bares, restaurantes, cafés, cozinha, área de churrasco… E nos casamentos não é diferente: a lousa de giz pode aparecer na recepção dos convidados, no menu do buffet, mesas de bolo e doces, e também em superfícies maiores, como paredes escritas com giz ou quadros de madeira, servindo como backdrop para fotos (um espaço que se destaca muito no evento).

Leia mais

Dica de Leitura | A Arte da Caligrafia – David Harris

Olá, Sempre que passo em alguma livraria ou sebo pergunto sobre livros de caligrafia. Aqui no Brasil é difícil de encontrar publicações sobre o assunto, e mais ainda traduzidas. Mas, para mim, algumas foram essenciais tanto na minha formação de designer gráfica (tipografia)  quanto no estudo sobre a caligrafia em si. Hoje vou deixar a dica de um livro que, na minha opinião, é a principal publicação traduzida sobre o assunto até o momento. O livro situa historicamente o leitor nas principais…

Leia mais
Tinta Para Caligrafia Com Bico De Pena

Tinta para caligrafia com bico de pena

Olá,

Depois de um tempo sem postar (estava reestruturando o site e o blog), voltei com uma questão que muita gente faz no começo: “Que tinta usar para caligrafia?”.

A resposta teria muitas variáveis se a gente pensar na infinidade de materiais, superfícies e resultados visuais que podemos conseguir. Por isso, restringi a questão ao trabalho com bico de pena sobre papel, principalmente para quem quer trabalhar com caligrafia

Leia mais
Mesa De Sombra Para Caligrafia

Mesa de sombra para caligrafia

A mesa de sombra é uma estrutura que permite a projeção da sombra de linhas no papel, formando uma “pauta” para caligrafar. Para caligrafia em convites de casamento, por exemplo, é essencial, pois riscar o papel para marcar as linhas, além de levar mais tempo, no momento de apagá-las pode manchar, desbotar ou sujar o papel, prejudicando assim todo o seu trabalho. 

Leia mais

Resenha de Brush Pens

As Brush Pens são canetas com a ponta em forma de pincel redondo, ou com cerdas ou com feltro/porosas. Normalmente são pontas flexíveis, que permitem uma ótima modulação entre o traço grosso e o fino na caligrafia. Algumas são mais firmes, o que acho uma boa para quem está começando a treinar caligrafia e não tem muita precisão ainda. Outras são super leves e delicadas, como um pincel de pelo, mesmo. Esse vídeo da Jet Pens detalha algumas características de comparação:

Aqui deixo uma breve resenha das que já testei até hoje e o que acho de cada uma:

—– UPDATE (jun/2017) —–

Esse post foi escrito no início de 2015, e de lá pra cá testei muitas outras marcas e modelos de Brush Pens, então resolvi atualizar o post e tirei os preços (pois variam bastante de loja para loja, vale a pena dar uma pesquisada!) para ajudar quem está procurando informações sobre essas canetas. É claro que o que funcionou bem para mim pode não funcionar para você, ou para o resultado que você procura. É só a minha opinião comparando cada uma e contando as minhas preferidas no uso para caligrafia.

Leia mais

Bico de pena para caligrafia

Olá!

Vim dividir aqui com vocês qual é a pena “queridinha” do momento. Percebi que poucas pessoas a conhecem, até porque não é facilmente encontrada nas papelarias aqui no Brasil, mas virou vício desde que a usei na primeira vez. É essa belezinha aqui, conhecida como “Blue Pumpkin”:

blueSuper flexível, com uma ponta fininha e levemente arqueada, a modulação entre o traço bem grosso e bem fino fica fácil!

No começo estranhei um pouco a sensibilidade da pena, pois é preciso muito cuidado para não arranhar a ponta no papel.

Leia mais

Pechincha no vão do MASP!

Passeando pela Av. Paulista num domingo de manhã, passei pela feirinha de antiguidades do vão do MASP e resolvi voltar na barraquinha das canetas de colecionador. Lá estavam elas: pontas de todo tipo, alemãs, inglesas, nacionais... A maioria enferrujada e algumas muito raras. Um real cada. UM-REAL. O senhor de bigode também vendia cabos, 15 reais cada, se não me engano. Precisei procurar um pouco, a maioria era muito dura e pouco flexível. Achei alguns modelos diferentes que me despertaram…

Leia mais

Como tudo começou…

É clichê, mas se eu parar pra pensar a paixão pelas letras vem mesmo da infância. Lembro de uma menina na escola com a letra linda, tão aconchegante e confortável de ler… A obsessão era tanta que eu cheguei a passar por cima com outro papel para tentar copiar e entender o que havia de tão encantador naquelas formas. Claro que a ansiedade para escrever tão rápido quanto os pensamentos vinham à cabeça não me

Leia mais